terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Virtualizando a Bagunça

em post anterior, passei um caso da falta de controle em uma secretaria estadual, esse tipo de ambiente e padrão em qq orgão governamental, em qq esfera, a promiscuidade no ambiente é explicito, ja estive em reuniões onde o orgão tinha mais de 600 pacotes microsoft instalado e sem licença, pois a maioria dos usuários levaram de casa, pq o padrão era Open Office e ninguém se adaptava ao software.

nesta secretária o ideal seria apresentar uma consultoria, com softwares de gestão de ativo e passivo, e levantar por amostragem o que tem em uso, com certeza a maioria de pacotes foram comprados a R$ 5,00 em qq camelo da região, ou emprestado pelo técnico amigo. Hj todo mundo tem um amigo, ou um expert em informática; nos temos ideia do parque fisíco, eu disse ideia, pois se abrir equipamento por equipamento com certeza não será o que está nos inventários de compra, ou de ativo o indice de "Frank´s" torna se gigantesco, depois de 1 anos tudo entra na bagunça.

O gasto com manutenção passa a ser incalculavel, quando mais obsolteo maior as despesas, virtualização, centralização de informação passa a ser primordial neste aspecto de gerenciamento, não passa a ser a solução mas resolve em 85% .

Nenhum comentário:

Postar um comentário